O Próspera conseguiu marcar os primeiros gols no Campeonato Catarinense e conquistar a primeira vitória na competição. Jogando no Aníbal Costa, em Tubarão, o Time da Raça, que até então era o lanterna do campeonato, não tomou conhecimento da liderança da Chapecoense e bateu o Verdão do Oeste pelo placar de 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, dia 2.
O resultado tira a equipe prosperana da última colocação na tabela, que agora é ocupada pelo Barra. Apesar da diferença na classificação, o Próspera impôs dificuldade para a Chape durante todo o jogo. Após um primeiro tempo equilibrado, o Próspera dominou a segunda etapa, quando saíram os dois gols marcados por por Vitor Becker (contra) e Ramon.
Primeiro tempo equilibrado
A primeira oportunidade de gol veio pelo lado da Chapecoense, com Perotti. Na entrada da pequena área, aos nove minutos, ele testou firme cruzamento de Busanello e quase pegou o goleiro Igor. Para a sorte do Próspera, a finalização foi para fora. A resposta do Time da Raça saiu dos pés de Japa. O meio-campo prosperano recebeu dentro da área e tentou o chute, mas, atrapalhado pelo goleiro João Paulo, mandou por cima da meta.
Com 26 minutos foi a vez de Vitor Becker quase marcar para a Chape. O zagueiro do Verdão subiu bem após cobrança de escanteio e finalizou de cabeça. A bola desviou na zaga do Próspera e Igor Campos defendeu em cima da linha. O jogo era movimentado e não demorou muito para o Time da Raça aparecer mais uma vez. Gabriel Henrique, de fora da área, aos 33 minutos, limpou o lance e arriscou o chute. João Paulo foi bem nela para fazer a defesa.
Maranhão desperdiça e Pedrinho acerta a trave
Nos pés de Maranhão a Chapecoense teve a chance de abrir o placar. Com 34 minutos, o atacante desperdiçou boa oportunidade. Em ataque rápido, Foguinho deixou Gullithi para trás, invadiu a área e fez o cruzamento. Maranhão foi nela, mas não conseguiu alcançar a bola para mandar para a rede.
Um minuto depois, Pedrinho quase balançou a rede da Chape. O atacante do Próspera fez bela jogada e, de pé esquerdo, finalizou caprichosamente no canto direito de João Paulo, que não alcançou. A bola tocou o pé da trave antes da zaga do Verdão do Oeste afastar. E era com Perotti que a Chapecoense conseguia as melhores chances. Já era 40 minutos no cronômetro quando o centroavante recebeu bom passe, dominou no peito, e chutou firme para a defesa de Igor, que espalmou para escanteio. O lance determinou o placar fechado da primeira etapa.
Próspera sai na frente
O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com as duas equipes atacando e movimentando a partida. Aos quatro minutos da segunda etapa, Foguinho, da intermediária, finalizou de pé esquerdo e forçou Igor a fazer grande defesa para evitar o gol da Chapecoense. Gabriel Henrique fez o mesmo para o Próspera, o atacante do Time da Raça levou a bola para o meio e arriscou o chute. Foi a vez de João Paulo se esticar todo para espalmar para escanteio.
Dando dificuldade para a Chape, a equipe prosperana conseguiu abrir o placar aos oito minutos, em uma trapalhada da zaga do Verdão do Oeste. Primeiro Bessa cruzou na grande área, Ramon conseguiu finalizar e Marcelo Santos ia afastar o rebote, mas acabou chutando em cima de Vitor Becker, que mandou sem querer para dentro da própria rede.
Equipe do Sul do Estado pressiona e amplia
O Time da Raça era melhor no segundo tempo e com 24 minutos quase ampliou a vantagem. Marcelinho levantou cobrança de falta na grande área e ninguém apareceu para completar. Indo direto nas mãos de João Paulo e assustando a Chapecoense.
Japa teve nova chance com 31 minutos. O meio-campo desviou bola na primeira trave e a finalização parou em Frazan, que, em cima da linha, conseguiu evitar o que seria o segundo gol do Time da Raça.
De tanto pressionar, o Próspera conseguiu ampliar. Foi aos 42 minutos com Ramon. Gabriel Henrique encontrou o centroavante dentro da área, que tocaou na saída de João Paulo para balançar a rede e fechar a conta para o Time da Raça.
Ficha técnica para Próspera 2 x 0 Chapecoense
Competição: Campeonato Catarinense, 4ª rodada.
Data: Quarta-feira, dia 2 de fevereiro.
Local: Estádio Aníbal Costa, em Tubarão.
Horário: 16 horas.
Público: 102
Renda: R$ 1.500
Arbitragem: Franciel dos Santos Martins, de Tubarão, apitou o jogo. Ele foi auxiliado por Alex dos Santos, da cidade de Bombinhas, e Clovis Herdt, também de Tubarão.
Cartão amarelo: Japa, Guedes, Foguinho, Beto, Bessa, Rafael Fávero e Emerson Cris (PRO); João Paulo, Guedes, Marcelo Santos e Ryan (CHA)
Cartão vermelho: Não teve.
Gols: Vitor Becker (8’ 2ºT (contra)) e Ramon (42′ 2ºT) (PRO)
Próspera: Igor; Pará (Thainan), Matheus, Gullithi e Foguinho (Rafael Fávaro); Beto (Camacho), Bessa (Hiroshi) e Japa; Pedrinho (Marcelinho), Gabriel e Ramon.
Técnico: Emerson Cris
Chapecoense: João Paulo; Pablo, Vitor Becker, Frazan e Busanello; Marcelo Santos (Marcelo Freitas), Guedes (Paulinho) e Sousa (Rodriguinho); Maranhão (Vanzela), Foguinho (Ryan) e Perotti.
Técnico: Felipe Conceição