Mais de 12 mil atendimentos foram realizado em Chapecó no ano de 2021. De acordo com o coordenador do órgão, Gustavo Vendramin, foram 8.126 atendimentos que foram resolvidos sem a abertura de processo, em que o cidadão procurou o Procon e tudo foi resolvido dentro de um prazo de, aproximadamente, dez dias.
Neste caso as principais demandas foram de cobrança indevida, com 1.540 atendimentos, reclamações de prestação de serviço, com 1022 atendimentos, empréstimo consignado, com 717 atendimentos e, telefonia móvel, com 648 atendimentos.
Em 2021 o Procon também abriu 3.884 processos. “Nestes casos a empresa ou prestador de serviço tem um prazo para dar uma resposta e, se o consumidor não concordar com a resposta, é marcada uma audiência de conciliação. Caso não haja acordo o processo vai para o setor de fiscalização para lavrar auto de infração, que reverte em multa de acordo com a legislação”, disse Vendramin.
As instituições financeiras e empresas de telefonia são as que lideram o número de processos de reclamação.