
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirmou a identificação de dois casos transmitidos dentro do estado da variante Delta do coronavírus. Os pacientes são dos municípios de Joinville e Balneário Piçarras, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina.
De acordo com os resultados preliminares da investigação, o caso de Joinville é de um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e foi a óbito no dia 9 de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve, sem necessidade de hospitalização.
As amostras foram selecionadas por meio da estratégia de vigilância genômica do SARS-CoV-2, que tem como objetivo monitorar as mutações e variantes que circulam em nosso estado, bem como compreender os padrões de dispersão e evolução do vírus durante a pandemia em curso e o possível impacto na epidemiologia da Covid-19.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), acompanha o trabalho das equipes de vigilância epidemiológica de Joinville e Balneário Piçarras na investigação e monitoramento de contatos.
Com isso, o estado confirma nove casos da variante Delta até o momento, sendo dois casos de transmissão dentro de Santa Catarina e sete casos importados.
A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população continue seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, que respeite o distanciamento social evitando aglomerações, mantenha os ambientes ventilados e pratique a higiene respiratória, lavando as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizando o álcool gel. Também é importante que compareça nos locais de vacinação, quando chegar a vez, tanto para tomar tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina.
A variante Delta
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China. Até o dia 03 de agosto, já foram confirmados 286 casos da Delta em território brasileiro, sendo que os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária. (Dive)